INCLUSÃO DO ALUNO COM SINDROME DE ASPERGER NA ESCOLA REGULAR

Authors

  • Daniela Cestari Mello FAculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1884

Abstract

RESUMO: Este estudo buscou apresentar as percepções encontradas no processo de inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger em uma escola regular. É utilizado como método de investigação o Estudo de Caso, contemplando uma abordagem qualitativa. A Síndrome de Asperger é uma condição de múltiplos fatores biológicos, genéticos, ambientais e sociais. Esse conjunto de fatores contribui para alterações do desenvolvimento, da socialização, imaginação, e comunicação. Os dados obtidos na pesquisa apontam as dificuldades na aplicação da legislação da inclusão escolar. Na prática os educadores descrevem suas dificuldades em implementar a política de inclusão escolar. A formação docente deve contemplar conhecimentos a cerca singularidades dos alunos com necessidades educativas especiais. Crianças com SA apresentam dificuldades de interações sociais, no entanto mesmo com esta limitação, o referido aluno tratado neste estudo se beneficiou da inclusão escolar, ocorreu um aumento e melhora em suas relações sociais com outros alunos, prática de exercícios físicos. A inclusão escolar proporciona experiências positivas tanto para os alunos com necessidades educativas especiais, para sua família e para a própria comunidade escolar. O pedagogo e outros educadores são os principais agentes evolvidos nesta inclusão, por isto é concreta a necessidade de estudos que retratem experiências de inclusão escolar. Palavras chaves: Pedagogia , Síndrome de Aspeger , Inclusão Escolar.

Author Biography

  • Daniela Cestari Mello, FAculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Educação

Published

2017-02-16

Issue

Section

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava