Eventos Científicos da Fundação Educacional de Ituverava

Equipe Editorial: ORCID- Open Researcher and Contributor ID

Publicado em: 05/07/15
ORCID: passo a passo para obter o seu!
Por: MSc. Suely de Brito Clemente Soares – Content Mind
[Publicado originalmente como Newsletter da ABEC]

ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o DOI está para um documento digital. ORCID é um código alfanumérico de 16 caracteres, lançado em outubro/2012. Tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição. É um código interoperável com outros sistemas ID, o que quer dizer que permite importação/exportação de dados com o ResearcherID, sistema proprietário da Thomson Reuters, por exemplo.

orcid

ORCID em 3 passos:
1) Cadastre-se: preencha o formulário com o maior número possível de dados, copie/cole sua apresentação do CVLattes. Faça uma pesquisa e cadastre seu nome com todas as grafias já utilizadas, tanto nas publicações como nos indexadores. Desta forma todas as variáveis de seu nome serão importadas.
2) Importe e/ou registre toda sua produção: Importe sua produção do ResearcherID, caso tenha, LinkedIn, CrossRef, Scopus etc. A tendência é que um número cada vez maior de indexadores disponibilizem seus registros para serem importados pelo ORCID. Documentos ainda não indexados, em bases de dados que permitem importação automática, poderão ser cadastrados manualmente. No entanto, se a produção científica de uma universidade, no catálogo da biblioteca, tiver o ORCID de cada autor em cada registro, e este catálogo interoperável, ou seja, aberto para importação, todos os autores daquela universidade poderão importar os registros já catalogados pela biblioteca para o ORCID. Por isso é importante o envolvimento da Instituição.
3) Divulgue seu ORCID: A partir de agora inclua seu ORCID completo, hiperlinkado, no final de todas suas referências, da mesma forma que faz com o DOI. Inclua nas submissões que fizer de artigos, de projetos para agências de fomento etc. Para submissões em OJS/SEER o autor já tem um campo específico onde indicar seu ORCID. Inclua no seu VCard, assinatura de e-mail, atualize cadastros pessoais no Departamento, Universidade, Sociedades etc.