CARACTERÍSTICAS CONSIDERADAS COMO RELEVANTES EM UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO: UMA AVALIAÇÃO CONTRASTANDO A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO (SENSO COMUM) E DOS PRÓPRIOS EMPREENDEDORES

Flávio Antonio C. Casaroti, Luciano Batista, Eduardo Garbes Cicconi, Carlos Alberto Grespan Bonacim

Resumo


O objetivo desse estudo foi de realizar uma investigação a cerca das características percebidas como fundamentais em um empreendedor. Para tanto, conduziu-se inicialmente uma revisão da literatura em que se observaram as características consideradas como relevantes em um empreendedor de sucesso. A partir do levantamento destas características, pode-se realizar uma avaliação contrastando (objetivo secundário) a percepção – sobre os fatores condicionantes do sucesso – da população (senso comum) e dos próprios empreendedores. Como resultados, verificou-se como principal característica apontada tanto na pesquisa de opinião pública quanto nas entrevistas com os empreendedores: estabelecer e manter uma rede de relacionamentos sólida como base primordial para o bom andamento de um empreendimento e diferencial dos empreendedores. O estudo de também destacou fatores importantes como a qualidade e aprendizagem contínua na evolução do empreendimento e criação de novas oportunidades.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Rede de Relacionamentos; Empreendedor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.105