Gestão de Processos e Reengenharia: Inovação e Estudo de caso da Universidade Aberta da Terceira Idade
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de inovação a ser aplicada em empresas que trabalham com serviços para diversas faixas etárias do mercado acadêmico, ressaltando que a gestão, envolve mais do que pessoas e possui recursos que agregam valores, a reengenharia redesenha os processos de trabalho, visando a melhoria contínua e a inovação, por sua vez, considera a mudança nos serviços oferecidos pela empresa, através da introdução de um novo processo. Devido aos problemas enfrentados na prática da gestão de processos e da morosidade no atendimento no período de matrículas ou rematrículas, procurou-se analisar o caso do Programa de Extensão Universitária- Universidade Aberta da Terceira Idade-UATI da Instituição de Ensino Superior-IES, onde seu público, essencialmente formado de adultos de meia-idade e idosos, sofre por atendimento moroso e ineficiente gerado pela falta de informatização e de controle desses processos, uma vez que a proposta básica do programa da UATI é de formular condições de qualidade de vida e observância no cumprimento de leis que envolvem aqueles, este trabalho aborda o quanto será importante a inovação, implementando novos processos, junto com o departamento de TI. Realizou-se estudo de caráter exploratório-descritivo, para aumentar o conhecimento a respeito de um problema, clarificar conceitos, descrever como funciona determinada organização e como conclusão, argumenta-se que nas organizações orientadas por processos, uma força significativa está na reengenharia, por contribuir para a obtenção do diferencial competitivo e agregação de valor que beneficiam a inovação e o aprendizado contínuo, reconhecidamente promotor da melhoria de desempenho e perenização das instituições.
Palavras-chave: Gestão de processos; reengenharia; tecnologia da informação; inovação; adultos; meia-idade e idosos.
Palavras-chave: Gestão de processos; reengenharia; tecnologia da informação; inovação; adultos; meia-idade e idosos.
Palavras-chave
Gestão de processos; reengenharia; tecnologia da informação; inovação; adultos; meia-idade e idosos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.1091