ANÁLISE DA GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA DE UMA EMPRESA DO TERCEIRO SETOR
Resumo
A responsabilidade social empresarial externa caracteriza-se pela participação direta nas ações comunitárias da região onde a empresa está inserida, apoiando assim o desenvolvimento da comunidade em geral. Já a responsabilidade social empresarial interna tem como foco o bem estar de seus funcionários e dependentes de forma a levá-los a uma maior dedicação, empenho e lealdade, atingindo assim a máxima produtividade e qualidade dos serviços prestados. O presente estudo buscou entender a gestão da responsabilidade social, em especial a interna, de uma empresa do terceiro setor. Para tanto, foi realizado um estudo de caso através da aplicação de questionários em seis funcionários de uma das unidades operacionais de uma organização não-governamental (ONG), situada na cidade de Franca-SP. Os dados mostraram que os participantes conhecem o tema responsabilidade social em suas duas principais vertentes, ou seja, responsabilidade social interna e externa, bem como consideram algumas práticas de responsabilidade social externa como sendo também responsabilidade social interna e identificam a gestão da responsabilidade social externa e interna na empresa em que trabalham.
Palavras-chave
Terceiro setor. Responsabilidade social. Responsabilidade social interna. Funcionários.
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PDFDOI: https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.118