MODELO DE GESTÃO COOPERATIVA: UM ESTUDO DE CASO NA COEDUCAR

Mirley Nunes de Moura, Vitor Kocchann Reisdorfer, Marcia Helena dos Santos Bento, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Fabiana Letícia Pereira Alves Stecca

Resumo


Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de estudar como se desenvolve o modelo de gestão e se os princípios do cooperativismo são aplicados na Cooperativa de Educação Esportes e Cultura de Caçapava do Sul Ltda. - COEDUCAR, situada na cidade de Caçapava do Sul/RS. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa, que, através de um estudo de caso, buscou compreender a importância de uma gestão organizada e estruturada para manter o processo de crescimento e desenvolvimento. Os instrumentos utilizados foram dois questionários abertos (um para associados e outro para coordenação, direção e conselheiros), entrevista com a direção e, observação no ambiente da escola. Amparou-se em Gil (2010), Oliveira (2006) e Fróes (2001). Por meio deste estudo pode-se concluir que uma gestão bem estruturada pode ser a chave para o desenvolvimento de cooperativas nesta área, proporcionando aos seus associados ensino de qualidade com segurança para os alunos e, tendo como base os princípios do cooperativismo aplicados na rotina educacional escolar.

Palavras-chave


Cooperativas Educacionais; Modelo de Gestão; COOEDUCAR.

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DOI: http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.2734