EFEITO DO GLIFOSATO E MANGANÊS (Mn) NA CULTURA DA SOJA [GLYCINE MAX L. MERRILL]: NUTRIÇÃO DE PLANTA E CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS .

PEROZINI Alexandre Caetano, LAZARINI Edson, ARAÚJO Charles, MARTINOTTO Cristiano, ALMEIDA JUNIOR Joaquim Júlio, MIRANDA Beatriz Campos

Resumo


O glifosato sal de isopropilamina de N - (fosfonometil) glicina é um dos herbicidas mais utilizados em sistemas de cultivo de produtos agrícolas geneticamente modificados, especialmente para a cultura da soja. Visando estudar os efeitos da aplicação de glifosato e manganês (Mn) em diferentes estádios de desenvolvimento sobre a nutrição das plantas de soja, características agronômicas, desenvolveu-se o experimento na Fazenda de Ensino e Pesquisa da UNESP-Ilha Solteira, localizada no município de Selvíria-MS. O experimento foi instalado em 07/11/2012, utilizando-se a variedade de soja BRS Valiosa RR. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados em arranjo factorial 3x3. O produto utilizado para fornecer Mn contém como matéria prima sulfato de Mn quelatizado com EDTA. A fonte do N - (fosfonometil) glicina foi o Roundup Original com concentração de sal de Isopropilamina de glifosato 480 g L-1 (360 g L-1 equivalente ácido). O tratamento: experimento com aplicação de glifosato nas doses de 0 ou 1440 g i.a. ha-1 (equivalente ácido), parceladamente nos estádios V3 e V7 ou em dose única no estádio V7, na ausência ou presença de 350 g ha-1 Mn, aplicado em dose única no estádio V5 ou parceladamente, com aplicações em V5 e V9. As pulverizações foliares dos tratamentos foram realizadas com pulverizador de barra de 5 m de comprimento, provida com bicos leque 110-02, espaçados de 50 cm, acoplado ao trator, e calibrado para volume de aplicação de 200 L ha-1 de calda. Diante dos resultados obtidos pode-se concluir que: Não houve alterações significativas no teor nutricional, apenas para o número de vagens por planta apresentou diferença significativa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.2808