DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Andreza da Silva Barbosa, Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes

Resumo


A Pedagogia Hospitalar refere-se ao conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente hospitalar em prol do processo de aprendizagem da criança hospitalizada possibilitando que ela não perca o vínculo com a instituição escolar que frequenta. Com o objetivo de contribuir com a construção de conhecimentos sobre este campo de atuação do pedagogo, a pesquisa busca apresentar e discutir as ações da pedagogia hospitalar destinadas a crianças em tratamento oncológico. Para tanto conta com uma pesquisa de campo realizada no Hospital AC Camargo Center, instituição de referência no tratamento oncológico e na oferta de atendimento educacional aos pacientes e que abriga uma das primeiras instituições de ensino fundada em um hospital do país, por meio da aplicação de questionários aos professores e a gerente educacional da instituição. Com a pesquisa foi possível constatar que o atendimento educacional desenvolvido junto a crianças em tratamento oncológico precisa considerar as especificidades da doença e do tratamento, visto que este é longo, invasivo e doloroso, sendo de fundamental importância a parceria com a equipe médica e com a família da criança. É relevante adequar as atividades à sua condição física e emocional, que sejam motivadoras e possibilitem que ela vivencie momentos prazerosos, sendo fundamental que os profissionais da educação que atuam nesta área possuam formação específica e se identifiquem com este trabalho. A atuação da pedagogia hospitalar junto a crianças em tratamento oncológico tem apresentado resultados positivos e merece atenção dos governantes na elaboração de políticas públicas que ampliem este atendimento.

Palavras-chave


Oncologia pediátrica. Práticas pedagógicas. Ação educativa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.2854