GESTÃO DE EXPECTATIVAS NA AUDITORIA INTERNA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3797Palavras-chave:
Auditoria interna governamental, normas de auditoria, alinhamento estratégico, diferenças de expectativas em auditoriaResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender como é realizada a gestão de expectativas na unidade de auditoria interna do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. A metodologia classifica-se quanto aos procedimentos, como descritiva e exploratória; quanto aos objetivos, estudo de caso e pesquisa documental; e quanto à abordagem, qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos os registros e documentos institucionais, a entrevista individual com o Auditor-Chefe e o grupo focal com os auditores do IFRN. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e análise documental. Os resultados demonstraram que a fase de conhecimento (identificação e coleta das expectativas dos key stakeholders) possui uma rotina de procedimentos pré-definida, na qual o principal instrumento utilizado é o Levantamento de Informações. Quanto à fase de consideração das expectativas, verificou-se que a unidade não possui uma rotina de procedimentos para orientar os auditores nessa etapa, podendo provocar fragilidades ao trabalho da auditoria interna. Diante disso e considerando que a literatura aponta que o cenário atual evidencia o surgimento de novas expectativas e a ampliação destas em torno da auditoria interna, conclui-se que o momento da análise das expectativas das principais partes interessadas merece atenção, sendo relevante estabelecer procedimentos de orientação aos auditores, a fim de afastar ou mitigar as fragilidades detectadas.Downloads
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Publicado
30.04.2021
Edição
Seção
Artigos