PESQUISA EDUCACIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
O objetivo do texto é analisar o desenvolvimento da pesquisa em Educação no Brasil. Quais problemas teórico/metodológicos limitam o trabalho dos pesquisadores?. Este trabalho é fruto de reflexões e estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Procura-se caracterizar, por meio de levantamento bibliográfico, o atual cenário das pesquisas qualitativas, apresentar o contexto educacional contemporâneo no país, bem como seus obstáculos. Explicita-se a transição do saber espontâneo ao racional, apresentando as diferenças entre método científico nas Ciências Naturais e Humanas. É traçado quadro histórico do processo de maturação da pesquisa em educação, as questões metodológicas, desafios e relevância da pesquisa para o avanço do conhecimento na área. Defende-se a ideia de que a adequada pesquisa qualitativa pode apontar caminhos para aprimorar a educação brasileira.
Palavras-chave
Pesquisa Qualitativa; Educação no Brasil; Ciências Humanas.
DOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.3823