EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A PROTEÇÃO DO CERRADO NA UGRHI 08

Autores

  • Célio Bertelli
  • Genaro Alvarenga Fonseca
  • Caroline Carvalho Barbosa
  • Rafaela Costa Cintra

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.4213

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar metodologias de estudos no campo da Educação Ambiental para a proteção do Cerrado na UGRHI 08. Utiliza-se da metodologia qualitativa com pesquisa bibliográfica e artigos científicos voltados ao tema. O Cerrado é um dos maiores biomas brasileiros e sofre com o desmatamento e degradação devido a introdução das culturas agrícolas e da pecuária. Entretanto, um acontecimento que gerou mudanças significativas foi o afastamento do ser humano com o meio ambiente natural, motivo este que se torna necessária a aplicação de metodologias de Educação que proponham a sua reaproximação para então proteger o Cerrado. Este trabalho teve como resultado a apresentação das metodologias utilizadas por pesquisadores que discutem a educação crítica, dialógica e participativa, ligando as diretrizes gerais do Plano Diretor de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sapucaí-Mirim/Grande – SP, de 2020. Espera-se que estes estudos sejam considerados os estudos, bem como suas metodologias, no que tange a proteção da vegetação de Cerrado presente na bacia, para serem aplicadas nos próximos planos de Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

11.04.2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)