ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE GASOLINA EM UMA METROPÓLE BRASILEIRA
Resumo
O objetivo por meio desse trabalho é o de conhecer o comportamento de compra de gasolina por parte dos consumidores. Além disso, se buscou identificar quais são os atributos mais importantes em um posto de combustível, a percepção de riscos por parte dos consumidores e os fatores que afetam o seu comportamento. Em termos metodológicos, primeiramente foram realizados dois grupos de foco e seis entrevistas com consumidores e com profissionais de postos de combustíveis. Os resultados foram utilizados para a confecção dos questionários. Em seguida foi realizado um pré-teste para possíveis correções e cálculo da amostra, com 290 questionários válidos. Os resultados obtidos indicam que o quarteto “qualidade-rapidez-aparência-localização” são os fatores mais importantes para os consumidores de gasolina e que a maioria dos clientes somente abastece em um ou dois postos de combustível. Observou-se que os consumidores enxergam riscos ao comprar esse produto quando o combustível é muito barato, quando abastecem em um posto pela primeira vez, principalmente se for em rodovias e não em cidades. Não se obteve diferenças significativas entre homens e mulheres e nas conclusões são discutidas diversas ações e recomendações que podem ser tomadas pelos gestores do setor de combustíveis, notadamente em relação ao marketing.
Palavras-chave
Comportamento do Consumidor; Atitudes; Posto de Combustível
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PDFDOI: https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.454