ANÁLISE DE RISCO SOBRE O IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA PINTA PRETA DO MAMOEIRO NO BRASIL

Autores

  • Willian Bucker Moraes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Wanderson Bucker Moraes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fernando Carrara Cosmi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Waldir Cintra de Jesus Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberto Avelino Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ranolfo Valadares Júnior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Antônio Fernando de Souza Instuto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i2.557

Palavras-chave:

aquecimento global, doenças de plantas, sistema de informação geográfico

Resumo

O mamoeiro apresenta ampla distribuição geográfica, o que demonstra a grande capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas, sendo uma fruteira de clima tropical. As mudanças climáticas globais (MCG) previstas para as próximas décadas poderão alterar os problemas fitossanitários da cultura do mamoeiro, de modo que é necessário e urgente entender os impactos dessas MCG sobre as doenças de modo a evitá-los. O presente trabalho visou analisar possíveis impactos MCG sobre a pinta preta do mamoeiro no Brasil, através da elaboração de mapas de distribuição da doença feitos a partir dos cenários do IPCC. Os mapas mostram redução da área favorável à doença em relação ao clima atual para os cenários futuros (cenário A2 quanto para o B2). As reduções na incidência da doença serão mais pronunciadas para o cenário A2 que para o cenário B2. Esse fato provavelmente está relacionado à redução da umidade relativa média para níveis desfavoráveis à ocorrência da doença, ou seja, para valores abaixo de 70% e aumento da temperatura média acima de 27°C.

Biografia do Autor

  • Willian Bucker Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Engenheiro Agrônomo, graduado pelo Centro de Ciências Agrárias da Univerisdade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES) (2007), Mestre em Produção Vegetal (Fitopatologia) (CCA/UFES) (2009), Doutorando em Proteção de Plantas (UNESP-FCA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Manejo Integrado de Doenças de Plantas, Sistema de Previsão e Alerta, Patologia Florestal, Defesa Fitossanitária.
  • Wanderson Bucker Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui curso Técnico em Agropecuária, pela Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA-ES) em 2006. Atualmente é Acadêmico de Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, manejo integrado de doenças de plantas, indução de resistência em plantas à patógenos, adaptabildade e estabilidade, stresses abióticos. Tem-se dedicado ao estudo do silício no controle de doenças de plantas, com ênfase nas doenças da cultura do Tomateiro e da Cana-de-Açúcar
  • Fernando Carrara Cosmi, Universidade Federal do Espírito Santo
    Engenheiro Agrônomo, graduado pelo Centro de Ciências Agrárias da UFES, atualmente é Mestrando em Produção Vegetal (Fitopatologia) na Universidade Federal do Espírito Santo, bolsista da Capes, possuindo uma iniciação científica PIVIC-UFES concluída. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, Epidemiologia, Virologia, Manejo Integrado de Doenças de Plantas, Defesa Fitossanitária, Mudanças Climáticas e Doenças de Plantas.
  • Waldir Cintra de Jesus Junior, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCA/UNESP) (1995) e mestrado e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Realizou doutorado sandwich na University of Hannover (Alemanha) de 1999 a 2000. Foi pesquisador convidado do Institut für Pflanzenkrankheiten und Pflanzenschutz (Alemanha). Realizou pós-doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) de 2001 a 2003. Foi pesquisador científico do Fundecitrus de 2003 a 2005. É Professor Adjunto III da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo atuado como Chefe do Departamento de Produção Vegetal de 2007 a 2008. Foi eleito Diretor do Centro de Ciências Agrárias em abril de 2008 para um mandato de quatro anos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos temas fitopatologia, patologia florestal, microbiologia, epidemiologia, patologia de sementes, mudanças climáticas e manejo integrado de doenças de plantas.
  • Roberto Avelino Cecílio, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrológica, agrometeorologia, geoprocessamento e sistemas de informação geográfica.
  • Ranolfo Valadares Júnior, Universidade Federal do Espírito Santo
    Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, atualmente Mestrando em Produção Vegetal e estagiário no laboratório de Fitopatologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, sistemas de informações geográficas e meteorologia.
  • Antônio Fernando de Souza, Instuto Federal do Espírito Santo
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Inciou o mestrado em abril de 2003, nesta mesma instituição. Transferiu direto do mestrado para o doutorado em julho de 2004 e concluiu seu doutorado em fevereiro de 2008.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando no Manejo Integrado de doenças de plantas. Atuou como Bolsista de Pós-Doutorado do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC/CAPES) no Centro de Ciências Agrárias das Universidade Federal do Espirito Santo. Atualmente desempenha função de professor do curso Técnico em Agropecuária e Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo (IFES- Campus Santa Teresa).

Downloads

Publicado

28.10.2011

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 1178

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)