A LINGUAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA.

Autores

  • Paulo César Xavier Duarte Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG

DOI:

https://doi.org/10.3738//1982.2278.817

Resumo

Este artigo tem como principal meta enfatizar a comunicação e a linguagem na constituição do conhecimento matemático almejando despertar nos educadores um maior interesse pelo assunto. Desenvolvemos este trabalho através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando análises de livros, artigos e leituras diversas, na visão de vteóricos como Zuci, Duval, Chauí, Nicolla, entre outros. Procuramos responder as perguntas que embasaram nossa pesquisa, a saber: qual a importância da linguagem no ensino da matemática? Como podemos contribuir para melhorar a compreensão dos conceitos expressos em linguagem matemática? Conclui-se no presente artigo que a comunicação e linguagem são essenciais para o ser humano, que a linguagem matemática é peça primordial para a compreensão dessa importante área do conhecimento, bem como educadores cientes desse papel devem estar aptos, através da busca incessante de conhecimento, a facilitar a aprendizagem dos alunos, contribuindo eficazmente para a melhoria da compreensão, por parte dos educandos, dos conceitos expressos em linguagem matemática.

Biografia do Autor

  • Paulo César Xavier Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
    Doutorando e Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro- SP e Especialista em Matemática Superior pela PUC- MG. Professor do Departamento de Matemática da UNIVÁS- MG

Downloads

Publicado

30.04.2013

Edição

Seção

Artigos