UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DESTINADOS À ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ananda Yumi Yamashiro Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", UNESP,
  • Onaide Schwartz Mendonça Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", UNESP, http://orcid.org/0000-0001-5697-9666

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3488

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Livros didáticos,

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa maior que se propôs a analisar uma coletânea de livros didáticos destinados à alfabetização e distribuídos pelo MEC à redes públicas de ensino. A pesquisa tem como objetivo principal identificar possíveis equívocos presentes na estrutura do livro, apontando as incoerências encontradas na metodologia e nas atividades propostas. A análise foi fundamentada na Linguística, na Psicolinguística e em teorias de Magda Soares sobre Alfabetização e Letramento. O levantamento foi feito em livro indicado para o 2° ano do Ensino Fundamental, da Coletânea Novo bem–me-quer: letramento e alfabetização, Editora do Brasil. Esse estudo mostrou que a quantidade de atividades de Alfabetização é insuficiente para que a criança aprenda a ler e escrever, se comparada às atividades de Letramento, e que estas comparecem de forma descontextualizada. Além dessa análise minuciosa, foi feito um levantamento das atividades presentes no material verificando, segundo a teoria da psicogênese da língua escrita desenvolvida por Ferreiro e Teberosky (1986), se podem ser classificadas como exercícios de nível pré-silábico, silábico ou alfabético. Após a análise foi possível concluir que atividades de nível alfabético são as que comparecem em maior quantidade, o que configura uma incoerência, pois são indicadas a quem já sabe ler e escrever. Assim, conclui-se que os materiais didáticos contribuem para o analfabetismo em nosso país.

Biografia do Autor

  • Onaide Schwartz Mendonça, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", UNESP,
    Docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP, ministra as Disciplinas de Fundamentos Linguísticos para o Ensino de Língua Materna e Conteúdos, Metodologias e Práticas de Ensino para a Alfabetização.

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Publicado

30.04.2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DESTINADOS À ALFABETIZAÇÃO. (2019). Nucleus, 16(1), 181-194. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3488