Musicalizando o saber matemático: uma proposta interdisciplinar

Autores

  • Paulo César Xavier Duarte Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
  • Micaele Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1054

Palavras-chave:

Matemática, Música, Arte

Resumo

A aprovação da Lei n° 11.769/2008 acrescentou à LDB a obrigatoriedade do ensino de Música na disciplina de Arte da Educação Básica. Com isso, trabalhos interdisciplinares, relacionando Música e as demais áreas do currículo são constantes. Nesse intuito, o presente artigo propõe-se a desvendar alguns dos contextos em que Matemática e Música se relacionam, desenvolvendo uma pesquisa de caráter qualitativo, a partir de dados históricos e teóricos. O objetivo é apresentar, do ponto de vista didático, um parecer interdisciplinar e as contribuições dessas disciplinas para o ensino-aprendizagem de ambas. Amparando-nos na importância da Interdisciplinaridade no currículo atual e nas contribuições da Música para a aprendizagem, fizemos uma explanação de alguns livros didáticos de Matemática que apresentam abordagens de Teoria Musical no contexto matemático e discorremos sobre a interlocução entre estrutura musical e a matemática. Em uma atitude crítica, concluímos que o trabalho interdisciplinar, envolvendo Música nas aulas de Matemática é visto por renomados autores como estratégia positiva, sendo extensivo a diversos conteúdos matemáticos.

Biografia do Autor

  • Paulo César Xavier Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
    Doutorando e Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro- SP e Especialista em Matemática Superior pela PUC- MG. Professor do Departamento de Matemática da UNIVÁS- MG

Downloads

Publicado

15.07.2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Musicalizando o saber matemático: uma proposta interdisciplinar. (2014). Nucleus, 11(2), 57-68. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1054