PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA E INTEGRAÇÃO DE TICS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1058Palavras-chave:
TICs em Educação Escolar, Saber Docente, Estágio Supervisionado, Parceria Universidade e Escola.Resumo
Durante os anos de 2010 e 2012 foi realizada uma pesquisa-ação descritiva que se justificou tanto pela necessidade de investigação do desenvolvimento de saberes docentes para a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em educação escolar, como pela verificação da existência desses saberes em licenciandos de um curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O objetivo geral da pesquisa era diagnosticar a integração de TICs nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos desde a formação inicial de futuros professores de Matemática. Essa integração foi planejada para ocorrer durante o desenvolvimento de parte das 400 horas destinadas ao Estágio Curricular Supervisionado. As categorias de análise de resultados foram descritas, sem buscar correlação ou interferência entre elas. Neste artigo, a parceria universidade escola será apresentada e discutida no contexto da pesquisa realizada. Os resultados mostraram que o conceito de parceria universidade escola evidenciado pelos licenciados sofreu significativas mudanças que tiveram origem na experiência realizada durante o desenvolvimento dos estágios supervisionados. Através da análise dos resultados, conclui-se que o estabelecimento de parceria universidade escola é elemento de fundamental importância para a integração de Tecnologias de Informação e Comunicação em educação escolar.Downloads
Publicado
29.07.2014
Edição
Seção
Artigos