REAÇÃO AO DESEMPENHO DO TUTOR EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Priscila Cristina Barbosa Fidelis Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1530

Palavras-chave:

Educação a distância, Reação ao curso, Desempenho do tutor

Resumo

Diante das mudanças nos contextos organizacionais e educacionais, os cursos de graduação a distância multiplicaram-se na última década no Brasil, mas as pesquisas na área ainda são incipientes. Portanto, mais estudos são necessários para sistematizar conhecimentos e ampliar as discussões acerca da eficácia e aplicabilidade dessa modalidade de ensino, contribuindo assim para o planejamento e o aprimoramento das ações educacionais a distância. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou descrever a satisfação dos alunos de um curso de graduação a distância em relação ao desempenho do tutor. Foi avaliado um curso de Pedagogia a distância de uma instituição particular de ensino. O instrumento Reação ao Desempenho do Tutor foi aplicado pela internet em 27 alunos. Foram realizadas análises descritivas dos dados e discute-se o resultado da média, desvio-padrão, moda, mínimo, máximo e a concentração das respostas dos participantes da pesquisa. Os resultados indicaram que os comportamentos do tutor que causaram maior satisfação nos alunos referem-se ao domínio do conteúdo e ao desempenho didático, e os que causaram maior insatisfação referem-se à qualidade da interação tutor-aluno. Tais resultados pretendem contribuir para a reflexão sobre o papel do tutor na EAD, divulgação de um instrumento de avaliação desenvolvido nesse contexto, bem como para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação dos efeitos dos cursos de graduação a distância, visando o aprimoramento dessas ações.

Biografia do Autor

  • Priscila Cristina Barbosa Fidelis, Fundação Educacional de Ituverava
    Psicologia. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava.

Downloads

Publicado

30.10.2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REAÇÃO AO DESEMPENHO DO TUTOR EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA. (2015). Nucleus, 12(2), 17-26. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1530

Artigos Semelhantes

1-10 de 1006

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)