Superação de dormência em sementes de jatobá (Hymenaea courbaril L.)

Autores

  • Victor Marques dos Santos Souza
  • Silvelena Vanzolini Segato Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1616

Palavras-chave:

Aspectos biométricos das sementes. Escarificação biológica. Escarificação mecânica. Escarificação química. Espécie florestal. Germinação.

Resumo

Objetivou-se, neste trabalho, avaliar diferentes tratamentos visando a superação da dormência primária tegumentar em sementes de jatobá. A pesquisa foi realizada em laboratório, na Faculdade de Agronomia Dr Francisco Maeda, em Ituverava, SP, em que foram testados os seguintes tratamentos pré-germinativos: imersão das sementes em ácido sulfúrico (H2SO4) por vinte minutos; escarificação mecânica das sementes com o auxílio de lixa; exposição das sementes à Atta ssp. e sementes intactas (testemunha). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado. Avaliaram-se o teor de água e aspectos biométricos (comprimento e largura) das sementes, além da porcentagem de germinação, do índice de velocidade de germinação e da massa seca das plântulas. O teor de água, o comprimento e a largura das sementes foi 4, 9%, 22,6 mm e 14,6 mm, respectivamente. Com base nos resultados obtidos e nas condições que o experimento foi realizado, recomenda-se a imersão das sementes de jatobá em ácido sulfúrico (H2SO4) por vinte minutos como melhor tratamento para a superação da dormência das sementes de jatobá e o tratamento mecânico como segunda opção.

Downloads

Publicado

30.04.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Superação de dormência em sementes de jatobá (Hymenaea courbaril L.). (2016). Nucleus, 13(1), 71-80. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1616

Artigos Semelhantes

1-10 de 798

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>