UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE PLATONISMO E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Fernando Luís Pereira Fernandes Professor Assistente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1637

Palavras-chave:

Platonismo, Reminiscência, Concepção de Matemática. Concepção de Ensino de Matemática. Educação Matemática.

Resumo

O presente texto foi produzido no âmbito da disciplina Epistemologia em Educação, ofertada por um programa de pós-graduação em Educação no segundo semestre de 2015. O nosso objetivo é, em um primeiro momento, apresentar brevemente um histórico sobre Platão e destacar os principais aspectos de sua Teoria das Ideias – a imortalidade da alma e a reminiscência. Na segunda parte do texto, estabelecer relações entre o platonismo e concepções de Matemática e seu ensino. Notamos que elementos da concepção platônica de Matemática estão presentes nos cursos de formação inicial de professores e que o seu ensino de Matemática sofreu influências dessa visão filosófica, como vemos pela semelhança entre o diálogo “Mênon” e uma típica aula tradicional de Matemática, além de artigos produzidos no campo da Educação Matemática.

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Publicado

31.10.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE PLATONISMO E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE MATEMÁTICA. (2016). Nucleus, 13(2), 33-38. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1637

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