UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE PLATONISMO E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1637Palavras-chave:
Platonismo, Reminiscência, Concepção de Matemática. Concepção de Ensino de Matemática. Educação Matemática.Resumo
O presente texto foi produzido no âmbito da disciplina Epistemologia em Educação, ofertada por um programa de pós-graduação em Educação no segundo semestre de 2015. O nosso objetivo é, em um primeiro momento, apresentar brevemente um histórico sobre Platão e destacar os principais aspectos de sua Teoria das Ideias – a imortalidade da alma e a reminiscência. Na segunda parte do texto, estabelecer relações entre o platonismo e concepções de Matemática e seu ensino. Notamos que elementos da concepção platônica de Matemática estão presentes nos cursos de formação inicial de professores e que o seu ensino de Matemática sofreu influências dessa visão filosófica, como vemos pela semelhança entre o diálogo “Mênon” e uma típica aula tradicional de Matemática, além de artigos produzidos no campo da Educação Matemática.Downloads
Publicado
31.10.2016
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Artigos
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UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE PLATONISMO E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE MATEMÁTICA. (2016). Nucleus, 13(2), 33-38. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1637