DEPRESSÃO INFANTIL: UMA REALIDADE PRESENTE NA ESCOLA

Autores

  • Alessandra Lopes Fundação Educacional de Ituverava
  • Ana Paula Barrozo da Silva Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
  • Ana Cristina Troncoso Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.180

Palavras-chave:

Depressão infantil, Transtornos emocionais, Sintomas, Tratamento, Inventário de depressão infantil, Professor

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo investigar o conhecimento que os professores têm a respeito da depressão infantil, analisar a postura que médicos e psicólogos adotam durante o tratamento da depressão em crianças e levantar dados sobre a incidência da depressão infantil em uma escola pública da cidade de Ituverava. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica para conhecer a doença, seus sintomas e tratamentos, bem como o papel do professor diante de casos de depressão na sala de aula. Utilizou-se como fonte de levantamento de informações, a aplicação de questionários para os professores profissionais que lidam com crianças depressivas. Também se utilizou o Inventário da Depressão Infantil para identificar alunos com sintomatologia depressiva.

Biografia do Autor

  • Alessandra Lopes, Fundação Educacional de Ituverava
    Graduada em Pedagogia pela FFCL de Ituverava-Sp
  • Ana Paula Barrozo da Silva, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
    Graduada em Pedagogia pela FFCL de Ituverava-SP
  • Ana Cristina Troncoso, Universidade Federal Fluminense
    Dra. em Psicologia. Chefe do laboratório De Neurociências e Comportamento – UFF-Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

27.10.2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DEPRESSÃO INFANTIL: UMA REALIDADE PRESENTE NA ESCOLA. (2009). Nucleus, 6(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.180

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