CONTROLE DE Mahanarva fimbriolata COM USO DO INSETICIDA THIAMETHOXAN EM APLICAÇÃO CONJUNTA À COLHEDORA DE CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

  • Silvelena Vanzolini Segato Fundação Educacional de Ituverava
  • Alan Suriano Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/BOTUCATU-SP. Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Sucroalcooleira, Faculdade de Agronomia Dr. Francisco Maeda-FAFRAM/FE, Ituverava-SP.

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v0i0.284

Palavras-chave:

Cigarrinha-das-raízes. Cana crua. Praga. Dosagem. Hemiptera, Cercopidae.

Resumo

Com o aumento da colheita de cana crua e a proibição da queima da palha observa-se um aumento de uma praga que ataca a cana-de-açúcar, a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata), causando injúrias na cultura e perdas quali-quantitivas. O trabalho teve o objetivo de verificar o controle de cigarrinhas através do uso do inseticida Thiamethoxan em aplicação conjunta à colhedora de cana-de-açúcar. Foram utilizadas quatro doses comerciais do produto (0, 100, 150 e 200 g i.a. ha-1) e os levantamentos de infestação foram realizados aos 37, 75, 127 e 191 dias após a aplicação (DAA). A população de M. fimbriolata variou durante as épocas avaliadas, sendo que os maiores picos de infestação ocorreram nos meses de dezembro e abril. Observou-se uma relação negativa significativa entre aumento de doses de thiamethoxam e infestação de M. fimbriolata, sendo que até aos 191 DAA todas as doses apresentaram redução significativa da população de cigarrinha-das-raizes, comparados à testemunha.

Biografia do Autor

  • Silvelena Vanzolini Segato, Fundação Educacional de Ituverava
    possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) , mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) . Atualmente é professor contratado da Faculdade de Agronomia Dr. Francisco Maeda, professor contratado do Centro Universitário Moura Lacerda e Revisor de periódico da Scientia Agraria (UFPR). Tem experiência na área de Agronomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: semente, vigor, soja.

Downloads

Publicado

14.08.2009

Edição

Seção

Universidade da Cana-FMC

Como Citar

CONTROLE DE Mahanarva fimbriolata COM USO DO INSETICIDA THIAMETHOXAN EM APLICAÇÃO CONJUNTA À COLHEDORA DE CANA-DE-AÇÚCAR. (2009). Nucleus. https://doi.org/10.3738/nucleus.v0i0.284

Artigos Semelhantes

1-10 de 737

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>