O PAPEL DO PROFESSOR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: contraponto ao movimento Escola sem Partido
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2878Palavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica, marxismo, professor, trabalho, Escola sem partido.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do professor na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, desenvolvida na década de 1970 por educadores brasileiros, particularmente por Demerval Saviani, visando demonstrar a relevância do papel docente em contraposição ao movimento Escola sem Partido. Discute-se inicialmente a relação entre trabalho e educação no pensamento marxista. A seguir apresenta-se a contribuição da Pedagogia histórico-crítica para a superação do capitalismo. E, finalmente, reflete-se sobre o papel do professor na pedagogia histórico-crítica e a contraposição ao movimento Escola sem Partido. Conclui-se que o professor tem papel fundamental no ensino e aprendizagem de seus alunos, ensinando o conhecimento acumulado da humanidade e desenvolvendo atuação primordial quanto à conscientização dos estudantes em relação à sociedade, com foco em uma sociedade justa e igualitária, buscando contextualizá-los historicamente na realidade mais ampla, sendo, deste modo, incompatível e contraposta à visão do movimento Escola sem Partido.Downloads
Publicado
30.04.2018
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Artigos
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O PAPEL DO PROFESSOR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: contraponto ao movimento Escola sem Partido. (2018). Nucleus, 15(1), 307-318. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2878