ENSINO EM GRUPO E DEBATE PARA A APRENDIZAGEM DE TEORIAS RELACIONADAS À ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NOS 3º. ANOS DO ENSINO MÉDIO DA E. E. PIRASSUNUNGA, SP.

Autores

  • Cristiano Pedroso-de-Moraes Uniararas
  • Diogenes Rafael de Camargo Técnico de Laboratório do Curso de Biologia - Uniararas
  • João Araújo Neto Vice-Diretor da Escola Estadual Pirassununga - SEE/SP
  • Loiana Rita Marcolino Rosa Cechinato Diretora da Escola Estadual Pirassununga - SEE/SP
  • Rogério de Camargo Pinheiro Prof. Coordenador da Escola Estadual Pirassununga - SEE/SP

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2908

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Evolução e Origem da Vida, Projeto Didáticos

Resumo

Considera-se que cabe ao ensino de Biologia (Ciências da Natureza) no Brasil, dotar os alunos de chaves essenciais para a solução de questões científicas e técnicas do cotidiano relacionadas a temas de cunho filosóficos, sendo que dentre essas questões, encontram-se discussões sobre as teorias relacionadas à origem da vida e processos evolutivos, assuntos interligados e permeados por crenças, dogmas e ideologias que, caso não passem por um amplo e delicado planejamento e reflexão por parte do docente, podem gerar controvérsias e discussões não dialéticas em sua abordagem em salas de aula. Por meio da utilização das metodologias de Ensino em Grupos e Discussões e Debates, a intervenção pedagógica realizada propiciou uma aprendizagem ativa, promovendo com dinamismo, eficiência e eficácia conhecimentos sobre os temas origem da vida (Criacionismo, Panspermia, Design Inteligente) e Evolucionismo (Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução). Também, notou-se ao final do projeto melhoria nas competências leitora e escritora. Contudo, ainda há necessidade de se aprofundar técnicas de leitura filosófica e interpretação de texto com os discentes. Os partícipes do projeto também demonstraram preocupação com a continuidade do projeto para os futuros colegas, evidenciando, princípios norteadores de cidadãos conscientes e responsáveis socialmente.

Biografia do Autor

  • Cristiano Pedroso-de-Moraes, Uniararas
    Prof. de Botânica e Ecologia Uniararas
  • Diogenes Rafael de Camargo, Técnico de Laboratório do Curso de Biologia - Uniararas
    Mestre em Educação pela Unesp/RC
  • João Araújo Neto, Vice-Diretor da Escola Estadual Pirassununga - SEE/SP
    Prof. de Biologia - Vice-Diretor da Escola Estadual Pirassununga - SEE/SP
  • Loiana Rita Marcolino Rosa Cechinato, Diretora da Escola Estadual Pirassununga - SEE/SP
    Diretora da Escola Estadual Pirassununga - SEE/SP
  • Rogério de Camargo Pinheiro, Prof. Coordenador da Escola Estadual Pirassununga - SEE/SP
    Prof. de Linguagem e Prof. Coordenador da Escola Estadual Pirassununga - SEE/SP

Downloads

Publicado

30.04.2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO EM GRUPO E DEBATE PARA A APRENDIZAGEM DE TEORIAS RELACIONADAS À ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NOS 3º. ANOS DO ENSINO MÉDIO DA E. E. PIRASSUNUNGA, SP. (2018). Nucleus, 15(1), 421-436. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2908

Artigos Semelhantes

1-10 de 1230

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)