ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ATENDIMENTO DOS DISPOSITIVOS DA NR 9 E NR 31 EM GRANJAS SUINÍCOLAS DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Gianne Marin Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Tiago Francisco de Camargo Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Antonio Zanin Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2947

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa, Segurança do Trabalho

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar os níveis de atendimento das Normas Regulamentaras (NR) 9 e 31 no desenvolvimento das atividades suinícolas das granjas do oeste catarinense.. Com relação aos aspectos metodológicos realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória através de procedimentos bibliográficos e documental. Quanto a técnica de para coleta dos dados de campo, realizou-se através de questionário estruturado, aplicado através de survey em 265 granjas suinícolas da região oeste de Santa Catarina no período entre Agosto de 2015 e Junho de 2017. Os dados foram tabulados em planilha Excel com abordagem quali-quantitativa do problema. Quanto ao nível de atendimento NR 9 e NR 31 no que se refere a responsabilidade de realizar treinamentos do empregador ou equiparado, os produtores declararam que 58% não atendem, 34% atendem em partes e 8% atendem totalmente. Com relação ao nível de atendimento da NR 31.20, sobre os aspectos de treinamentos e disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual, os principais resultados identificados permitem inferir que 14% do total de suinocultores entrevistados declararam que “Atendem totalmente”. Sob os aspectos dos níveis de atendimento da NR 9, que trata da realização preventiva de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), os principais resultados identificados permitem inferir que 6% do total de unidades produtoras pesquisadas afirmaram “Atender totalmente” os dispositivos desta NR. Conclui-se que os suinocultores do oeste catarinense estão vulneráveis, quanto ao nível de atendimento dos dispositivos da NR 9 e NR 31, justificados pelos resultados mais representativos de (58%, 34% e 60%) de “Não atendimento”.

Biografia do Autor

  • Gianne Marin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    Graduada em Engenharia de Alimentos Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Tiago Francisco de Camargo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    Graduado em Ciências Contábeis Mestre em Ciências Contábeis
  • Antonio Zanin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    Graduado em Ciências Contábeis Mestre em Ciências Contábeis Doutor em Engenharia de Produção

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Publicado

30.04.2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ATENDIMENTO DOS DISPOSITIVOS DA NR 9 E NR 31 EM GRANJAS SUINÍCOLAS DO OESTE CATARINENSE. (2018). Nucleus, 15(1), 437-452. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2947

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