AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NA QUALIDADE DE ENERGIA FORNECIDA PELAS CONCESSIONÁRIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DO SUL DO PAÍS

Autores

  • Nivaldo Pereira Silva UTFPR - Campus Ponta Grossa
  • Antonio Carlos Francisco UTFPR
  • João Luiz Kovaleski UTFPR
  • Marcos Surian Thomaz UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i1.335

Palavras-chave:

Descargas atmosféricas, Sistemas de Energia Elétrica, Qualidade de Energia, Consumidores, Imagem Organizacional

Resumo

Este artigo tem por objetivo avaliar o impacto das descargas atmosféricas no aspecto da qualidade da energia elétrica fornecida pelas concessionárias. Para contextualizar a pesquisa optou-se pela metodologia de estudo de caso por meio de coleta de dados a partir da observação como participante, proporcionando um retrato do fenômeno analisado. Atualmente, os índices tradicionais de avaliação são definidos e estão incluídos no conceito e procedimentos sob o ponto de vista global dos sistemas de energia elétrica, que levam em consideração os impactos econômicos que a perda na qualidade da energia elétrica causa no sistema de energia elétrica, aos consumidores residenciais e ao mercado industrial, pois as descargas atmosféricas causam desligamentos que interrompem os consumidores e muitas vezes danificam os equipamentos elétricos da organização e do cliente, e isto causam um desgaste na imagem organizacional. Por não ter uma energia de qualidade os consumidores buscam continuamente os seus direitos, por meio das normas, resoluções e código de defesa do consumidor que se amparam nas resoluções editadas pela agência reguladora do setor elétrico, como forma de minimizar os prejuízos causados.

Biografia do Autor

  • Nivaldo Pereira Silva, UTFPR - Campus Ponta Grossa
    Mestrando em Engenharia da Produção (UTFPR) - Especialista em Gestão Industrial - Conhecimento e Inovação (UTFPR - 2007) - Graduação: Bacharel em Turismo (2006). Atualmente, técnico industrial de eletrotécnica da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, professor da Sociedade Educacional Santa Amélia - SECAL do curso de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: ISO 9000, gestão da qualidade, comunicação, qualidade de energia, treinamento, segmentação de mercado turístico e pesquisa.
  • Antonio Carlos Francisco, UTFPR
    Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus Ponta Grossa. Atua na área de Engenharia de Produção, principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gestão da inovação, educação corporativa, ensino de engenharia, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho.
  • João Luiz Kovaleski, UTFPR
    Possui graduação em Engenharia Industrial Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1986), graduação em Técnologo em Automação Industrial - Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1985), mestrado em Ciências com Ênfase em Automação Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988) e doutorado em Instrumentação Industrial - Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Tecnologica Federal do Parana, editor das Revistas Gestão Industrial (Online) e Tecnologia & Humanismo, e revisor das revistas Publicatio UEPG (Ponta Grossa) e Gepros(UNESP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: transferencia de tecnologia, gestao industrial, agente de inovacao, gestão do conhecimento e inovacao tecnologica.
  • Marcos Surian Thomaz, UTFPR
    Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica Ênfase Eletrônica (1991), Especialização em Gestão Industrial (2005) e Mestrado em Engenharia de Produção (2009) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é Engenheiro de Petróleo do Petróleo Brasileiro S.A. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Transferência de Tecnologia, Interfaces entre Equipes de Manutenção.

Downloads

Publicado

21.05.2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NA QUALIDADE DE ENERGIA FORNECIDA PELAS CONCESSIONÁRIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DO SUL DO PAÍS. (2010). Nucleus, 7(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i1.335

Artigos Semelhantes

1-10 de 1170

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.