MAÇONARIA E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA – SP
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i1.339Palavras-chave:
História da Educação Brasileira, Ensino Privado, Maçonaria.Resumo
Este artigo é fruto de trabalho que está sendo desenvolvido por meio das pesquisas de campo, documental e bibliográfica, como exigência para conclusão do curso de Mestrado em Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise de documentação da própria Instituição. Apoiada nas idéias de Dermeval Saviani (2004, 2007) e sendo um trabalho de história da educação e de história regional, discute aspectos teóricos; sendo que o objetivo principal é compreender o processo histórico no qual se insere a Fundação Educacional de Ituverava, criada pela Loja Maçônica “União Ituveravense” em 1971. Esta instituição, filantrópica e sem fins lucrativos, é mantenedora de três escolas: o Colégio Nossa Senhora do Carmo, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava e a Faculdade de Agronomia “Dr. Francisco Maeda”, todas na cidade de Ituverava, no interior paulista, atendendo alunos de toda a região. Procura-se compreender a história da cidade e da região, bem como a influência da Maçonaria na fundação e nos rumos seguidos pela Instituição.Downloads
Publicado
21.05.2010
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Artigos
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MAÇONARIA E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA – SP. (2010). Nucleus, 7(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i1.339