A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA CULTURAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rodrigo Tavarayama Fundação Educacional de Ituverava
  • Priscila Nazaré Miranda Dupim

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3611

Palavras-chave:

Antropologia Cultural, Educação Infantil, Diversidade Cultural, Preconceito na escola,

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que os conceitos elevados pela Antropologia Cultural, são benéficos para a Educação Infantil, favorecendo o convívio de pessoas diferentes no ambiente escolar, a valorização de todas as expressões culturais, e consequentemente agregando valores ao desenvolvimento da criança. Nota-se que no ambiente escolar a cultura elitista é predominante, ocasionando no preconceito cultural e social, desta forma a proposta apresentada leva a uma mudança desde a prática pedagógica até a convivência das crianças presentes no local. A metodologia utilizada para a elaboração deste, foi a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, com a técnica do questionário. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil, na cidade de Franca - SP, sendo ela uma instituição particular, e também conveniada ao programa “Mais Creches” (onde a prefeitura em situações especiais, compra vagas da rede particular para atender a demanda de crianças), por fim os dados obtidos pela pesquisa foram analisado qualitativamente. Ao término deste estudo, podemos concluir que a Antropologia Cultural é um instrumento favorável à prática pedagógica, capaz de combater o preconceito no ambiente escolar, e valorizar a individualidade de cada aluno.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Tavarayama, Fundação Educacional de Ituverava
    Orientador. Prof. Me. FFCL/FE de Ituverava
  • Priscila Nazaré Miranda Dupim
    Aluna do Curso de Pedagogia/FFCL/FE de Ituverava.

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Publicado

31.10.2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA CULTURAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. (2019). Nucleus, 16(2), 299-312. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3611

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