MODELO MATEMÁTICO DE OTIMIZAÇÃO PARA A SELEÇÃO DE AGENTES INDUTORES DE MATURAÇÃO APLICADOS NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3839

Palavras-chave:

Maturadores. Programação por Metas Ponderadas. Métodos quantitativos aplicados

Resumo

Considerando a relevância do setor sucroenergético para a economia brasileira, bem como a necessidade de se produzir metodologias de apoio à tomada de decisões para um segmento econômico tão relevante, a presente pesquisa teve por objetivo propor um modelo matemático de otimização voltado para o planejamento de gastos a serem realizados na aquisição de agentes indutores de maturação, com vistas ao atendimento da demanda total por sacarose de empreendimentos agrícolas produtores de cana-de-açúcar, e, ainda, a escolha das melhores alternativas em relação à identificação, compra e aplicação desse tipo de agente químico. Utilizando técnicas de programação linear inteira e o método de Programação por Metas Ponderada, ou ainda, Weighted Goal Programming, em três cenários compostos por dezoito, trinta e sessenta talhões, o modelo proposto nesta investigação científica foi implementado e validado computacionalmente, produzindo um conjunto de informações gerenciais que foi além das variáveis relacionadas à produtividade e demanda de sacarose e aos valores orçamentários. Ou seja, foi possível identificar também quanto comprar de cada tipo de maturador, quanto seria gasto por tipo de maturador, e, ainda, em que talhão cada maturador deveria ser aplicado para que se atingisse a máxima produtividade de sacarose mediante a interação entre o respectivo agente químico indutor e determinada variedade de cana-de-açúcar.

Biografia do Autor

  • Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
    Doutor em Agronomia com ênfase em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2020). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU). Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Métodos Quantitativos Aplicados e Educação.

Downloads

Publicado

30.10.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MODELO MATEMÁTICO DE OTIMIZAÇÃO PARA A SELEÇÃO DE AGENTES INDUTORES DE MATURAÇÃO APLICADOS NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR. (2020). Nucleus, 17(2), 257-277. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3839

Artigos Semelhantes

1-10 de 752

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.