PESTICIDAS: USOS, GESTÃO E IMPLICAÇÕES À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Ângela Simone Freitag Lima Universidade de São paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ)
  • Gilberto Ferreira Lima UNIMEP
  • Paulo César Doimo Mendes FATEC/Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3880

Palavras-chave:

bibliometria, instituições de pesquisa, áreas de pesquisa, contaminação ambiental.

Resumo

A contaminação do meio ambiente como um todo já é realidade devido à pressão mundial pelo aumento na produção de alimentos, gerando consequentemente um aumento no consumo de pesticidas. Atrelado a isso, aumentam os números de casos de contaminação de pessoas, bem como da água e dos alimentos. Desta forma, surge a necessidade de se conhecer como, quando, onde e se existem pesquisas referentes ao uso de pesticidas e suas conseqüências para a saúde e o meio ambiente. Desta forma, objetivou-se realizar uma pesquisa bibliográfica na base de dados da Web of Science (WoS) para identificar o número de publicações, as categorias da WoS e as Instituições de pesquisas durante 2010 a 2020. Após as análises, constatou-se um baixo número de publicações em relação à contaminação de seres humanos, do solo, da água e dos alimentos. Além disso, as categorias da WoS pouco mudaram em número de publicações de um tema para o outro, demonstrando que categorias-chave deixaram de ser contempladas nas pesquisas, onerando a sociedade com as respostas necessárias.

Biografia do Autor

  • Ângela Simone Freitag Lima, Universidade de São paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ)
    Graduada em Engenharia Florestal e mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências pelo Programa em Recursos Florestais? Área de Concentração: Silvicultura e Manejo Florestal pela Universidade de São Paulo (USP)" Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz". Pósdoutora pelo programa em Recursos Florestais? Área de Concentração: Silvicultura e Manejo Florestal pela Universidade de São Paulo " Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz". Possui experiência na área de coordenação de equipes e projetos? Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos temas: fisiologia e morfologia vegetal, eucaliptocultura, espécies exóticas, arborização, irrigação e drenagem, produção de mudas, viveiros, atividades de laboratório, legislação agrícola, ambiental e florestal e manejo florestal.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PESTICIDAS: USOS, GESTÃO E IMPLICAÇÕES À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE. (2021). Nucleus, 18(1), 231-250. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3880

Artigos Semelhantes

1-10 de 1200

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)