O PROCESSO DE INSERÇÃO DO CONCEITO GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO FINAL DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3918Palavras-chave:
Gênero. Ensino de História. Educação Básica.Resumo
O objetivo deste estudo é contribuir para o debate sobre a temática de gênero na Educação Básica, por meio da análise do processo que engendrou a reestruturação do currículo da disciplina de História nas escolas brasileiras, com a inserção do “gênero” como categoria temática a ser abordado nas salas de aula, na década de 1990. O trabalho se ancora em referenciais teóricos sobre História e Historiografia, Ensino de História e Estudos de Gênero, como: Bittencourt (2008); Funari e Silva (2008); Monteiro (2005); Noremberg e Antonello (2016); Costa; Wortmann e Bonin (2016); Wortmann; Costa; Silveira (2015); Albernaz e Longhi (2009); Louro (1997, 2002, 2007); Moreira e Candau (2003). Ainda foi feito uso de documentos oficiais e legislação educacional. Os resultados enfatizam o impulso das correntes historiográficas no Ensino de História, ressaltando a importância da temática “gênero”, para desnaturalizar as concepções androcêntricas cristalizadas na sociedade brasileira.Downloads
Publicado
29.10.2021
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Artigos
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O PROCESSO DE INSERÇÃO DO CONCEITO GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO FINAL DO SÉCULO XX. (2021). Nucleus, 18(2), 15-31. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3918