O PROCESSO DE INSERÇÃO DO CONCEITO GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO FINAL DO SÉCULO XX

Autores

  • Alcides Mariano Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • José Lucas Pedreira Bueno Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rogéria Resende Isobe Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3918

Palavras-chave:

Gênero. Ensino de História. Educação Básica.

Resumo

O objetivo deste estudo é contribuir para o debate sobre a temática de gênero na Educação Básica, por meio da análise do processo que engendrou a reestruturação do currículo da disciplina de História nas escolas brasileiras, com a inserção do “gênero” como categoria temática a ser abordado nas salas de aula, na década de 1990. O trabalho se ancora em referenciais teóricos sobre História e Historiografia, Ensino de História e Estudos de Gênero, como: Bittencourt (2008); Funari e Silva (2008); Monteiro (2005); Noremberg e Antonello (2016); Costa; Wortmann e Bonin (2016); Wortmann; Costa; Silveira (2015); Albernaz e Longhi (2009); Louro (1997, 2002, 2007); Moreira e Candau (2003). Ainda foi feito uso de documentos oficiais e legislação educacional. Os resultados enfatizam o impulso das correntes historiográficas no Ensino de História, ressaltando a importância da temática “gênero”, para desnaturalizar as concepções androcêntricas cristalizadas na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

  • Alcides Mariano Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Mestrando em Educação, Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia, Especialista em Gestão Educacional: orientação e supervisão e Graduado em História.
  • José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenador do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR - Mestrado e Doutorado Profissional. Currículo Lattes nº 0805268924348920
  • Rogéria Resende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Currículo Lattes nº 5970509404713363

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Publicado

29.10.2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PROCESSO DE INSERÇÃO DO CONCEITO GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO FINAL DO SÉCULO XX. (2021). Nucleus, 18(2), 15-31. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3918

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