FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DO ENFERMEIRO-PROFESSOR: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NOS CURSOS DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.4047

Palavras-chave:

Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Educação em Enfermagem.

Resumo

Introdução Ao longo do tempo o Enfermeiro – Professor teve seu papel ampliado; no entanto, há pouca quantidade de trabalhos científicos que discutam a formação deste profissional e o fortalecimento da sua identidade neste campo de atuação. Também há déficit na propositura de ações norteadoras bem como políticas públicas para sua formação. Objetivo: Discutir a formação do Enfermeiro-Professor que atua nos cursos de Enfermagem, tendo em vista os desafios enfrentados na atualidade, bem como as mudanças no papel deste profissional. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica e documental, com levantamento no currículo Lattes dos docentes de uma escola pública de ensino médio profissionalizante em Enfermagem em Minas Gerais - Brasil, realizado entre os meses de fevereiro a abril de 2022. Resultados: O levantamento bibliográfico mostrou as mudanças no processo de formação do Enfermeiro, bem como os desafios de sua atuação. A análise documental demostrou uma formação docente com predomínio em conhecimentos específicos no campo de ciências da saúde e, consequentemente, o baixo investimento formativo em teorias e práticas didáticas-pedagógicas, o que mostra a carência da articulação docência para a educação profissional e assistência, de forma integrada e equilibrada. Conclusão: Fortalecer a identidade do Enfermeiro - Professor, bem como seu processo formativo, reafirma o papel da saúde e educação e evita retrocessos nestas políticas públicas. Há necessidade de novas pesquisas e publicações, assim como o fortalecimento das políticas já existentes nesta área, para que haja um estímulo dos estudantes e egressos dos cursos de Enfermagem para também assumirem estes espaços no campo de trabalho.

Biografia do Autor

  • Nara Lícia de Souza Maia Aragão, Universidade Federal de Uberlândia
    Discente do curso de Graduação em Enfermagem - Bacharel e Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Priscila Alvarenga Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia
    Professora adjunta da Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista "Dr. Júlio de Mesquita Filho" UNESP- Franca

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Publicado

03.05.2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DO ENFERMEIRO-PROFESSOR: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NOS CURSOS DE ENFERMAGEM. (2023). Nucleus, 20(1), 15-38. https://doi.org/10.3738/1982.2278.4047

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