INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO REGULADOR DE CRESCIMENTO EM DIFERENTES DENSIDADES DE SEMEADURA NA CULTURA DO ARROZ DE TERRAS ALTAS NA REGIÃO DE FERNANDÓPOLIS - SP.

Autores

  • Marcelo Romero Ramos da Silva Universidade Camilo Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i2.573

Palavras-chave:

Oryza sativa L., população de plantas, retardante vegetal, componentes de produção.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do regulador de crescimento etil-trinexapac em diferentes densidades de semeadura do arroz de terras altas, cultivar BRS Primavera, no município de Fernandópolis – SP, visando reduzir a altura e diminuir o acamamento das plantas. O experimento foi conduzido na Fazenda de Ensino e Pesquisa da Universidade Camilo Castelo Branco, Campus de Fernandópolis – SP. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, disposto em esquema fatorial 5 x 2, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por cinco densidades de semeadura (100, 150, 200, 250 e 300 sementes viáveis/m2), com e sem aplicação de regulador de crescimento. A utilização do regulador de crescimento constitui uma ferramenta importante, mas que ainda influencia nos componentes vegetativos, produtividade e ainda interfere no rendimento industrial do cultivar BRS Primavera .

Biografia do Autor

  • Marcelo Romero Ramos da Silva, Universidade Camilo Castelo Branco
    Departamento de Fitotecnia, Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO. Travessa José Alves Ferreira Filho 124, Bairro Pôr-do-Sol, CEP 15.600-000, Fernandópolis, São Paulo, Brasil. e-mail: marcelo.romero@unicastelo.br

Downloads

Publicado

21.11.2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO REGULADOR DE CRESCIMENTO EM DIFERENTES DENSIDADES DE SEMEADURA NA CULTURA DO ARROZ DE TERRAS ALTAS NA REGIÃO DE FERNANDÓPOLIS - SP. (2011). Nucleus, 8(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i2.573

Artigos Semelhantes

1-10 de 1183

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)