ESTUDO DA INTER-RELAÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO E DA SERAPILHEIRA COM A FAUNA EDÁFICA UTILIZANDO ANÁLISE MULTIVARIADA

Autores

  • Carmen Maria Coimbra Manhaes UENF
  • Francisco Maurício Alves Francelino UENF

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.701

Palavras-chave:

Fauna do solo, Qualidade do solo, Análise multivariada, Análise de trilha

Resumo

O solo é o substrato natural necessário para a grande parte da biodiversidade global e está entre os mais biologicamente ricos em habitats e espécies do planeta. Os organismos do solo exercem inúmeras funções essenciais para o biofuncionamento dos solos e por esta razão, torna-se importante caracterizá-los e conhecer quais são os fatores que mais afetam a distribuição das comunidades que habitam o sistema solo-serapilheira. Os organismos edáficos têm papel importante na identificação da qualidade do solo, por atuarem nos processos de transformação da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e interações de troca com a maioria das espécies de plantas. Estes organismos são afetados por fatores como temperatura, umidade, textura, porosidade, entre outros. Muitos dos organismos do solo preferem ambientes úmidos e a presença de argila pode assegurar elevada capacidade de retenção de água no solo.

Biografia do Autor

  • Carmen Maria Coimbra Manhaes, UENF
    Engenheira Agrônoma, Mestre em Produção Vegetal - Solos e Nutrição de plantas, Doutoranda em produção Vegetal - Engenharia e Economia na agricultura.
  • Francisco Maurício Alves Francelino, UENF
    Licenciado em Ciências Agrícolas, Mestre em Produção Vegetal - Experimentação Agropecuária.

Downloads

Publicado

25.10.2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESTUDO DA INTER-RELAÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO E DA SERAPILHEIRA COM A FAUNA EDÁFICA UTILIZANDO ANÁLISE MULTIVARIADA. (2012). Nucleus, 9(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.701

Artigos Semelhantes

1-10 de 1188

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)