Análise do comportamento caronista no comércio eletrônico

Authors

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabriel Manthay Conte Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1447

Keywords:

Comércio eletrônico, Comportamento caronista, E-consumidor.

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar se os fatores que explicam a adoção do comércio eletrônico são também capazes de explicar o comportamento caronista dos e-consumidores. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento de campo, com amostra composta por 307 indivíduos. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. A partir dos resultados obtidos nas análises estatísticas, constatou-se que existem alguns fatores que motivam a adoção do comércio eletrônico e que influenciam diretamente a adoção do comportamento caronista, sendo eles (1) a percepção de que é possível encontrar preços mais baixos nas compras realizadas pela Internet, (2) a percepção de maior conveniência nas compras efetuadas online, (3) a percepção reduzida de risco associada ao e-commerce, e (4) a pré-disposição em buscar mais informações prévias em redes sociais, com terceiros que fazem dos grupos sociais com os quais se possui contato ou com base em experiências anteriores.

Author Biographies

  • Harrison Bachion Ceribeli, Universidade Federal de Ouro Preto
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEARP-USP) Vice-Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA-UFOP) Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Gabriel Manthay Conte, Universidade Federal de Ouro Preto
    Graduado em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Published

2016-04-30

Issue

Section

Articles

How to Cite

Análise do comportamento caronista no comércio eletrônico. (2016). Nucleus, 13(1), 327-342. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1447

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