A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Paulo César Xavier Duarte Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
  • Renato Magalhães Almeida Universidade do Vale do Sapucaí, de Pouso Alegre - MG

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.961

Palabras clave:

Matemática, Estatística

Resumen

Este artigo tem por objetivo verificar se a Estatística está sendo abordada pelos livros didáticos do nono ano do ensino fundamental adotados pelas escolas municipais de Pouso Alegre – MG. Para tanto, esta pesquisa foi fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais que preveem a necessidade da inserção desse conteúdo no currículo, devido à alta demanda social e à falta de profissionais que tenham conhecimento nesta área.. Como metodologia, foi priorizada a pesquisa bibliográfica através da análise dos livros didáticos, tendo como foco a inserção dos temas estatísticos. Pode-se, por meio dessa pesquisa, afirmar que todas as coleções pesquisadas apresentam em seu conteúdo de nono ano os temas relacionados, embora varie de coleção para coleção a maneira como cada tema é abordado. Foram encontrados também exercícios contextualizados apresentando situações do cotidiano, como forma de despertar o interesse do aluno no aprendizado. Assim, os resultados demonstram a preocupação dos autores em atualizar os temas de maior relevância no ensino fundamental, que é a base para a futura vida acadêmica do aluno. Verifica-se, portanto, que os livros utilizados estão de acordo com os PCN na abordagem do tema desta pesquisa

Biografía del autor/a

  • Paulo César Xavier Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
    Doutorando e Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro- SP e Especialista em Matemática Superior pela PUC- MG. Professor do Departamento de Matemática da UNIVÁS- MG
  • Renato Magalhães Almeida, Universidade do Vale do Sapucaí, de Pouso Alegre - MG
    Contador Autônomo da Organização Contábil R & R. Atualmente é aluno do curso de Licenciatura de Matemática da Universidade do Vale do Sapucaí, de Pouso Alegre - MG

Publicado

2014-04-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. (2014). Nucleus, 11(1). https://doi.org/10.3738/1982.2278.961

Artículos similares

81-90 de 90

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.