O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Paulo César Xavier Duarte Instituto Federal do Sul de Minas- IF Sul de Minas
  • Nayla Daniella Costa UNA- Pouso Alegre

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3795

Palavras-chave:

Metodologias. PBL. Matemática.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal pontuar como o uso de Metodologias Ativas pode facilitar o processo de ensino na aprendizagem Matemática. Trabalhamos especificamente a metodologia PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas, para entender como o aluno torna-se centro do processo de aprendizagem, tornando-se assim alternativa para facilitar a aprendizagem dos alunos. Esse estudo se justifica porque a educação contemporânea busca novos rumos, aperfeiçoa-se e evolui constantemente procurando atingir um patamar de especialização que leve a democratização do conhecimento. No aspecto metodológico, sua abordagem é qualitativa, cujo procedimento é uma pesquisa bibliográfica, seguida de observação de campo. E como resultado desta pesquisa destaca-se que o PBL é uma estratégia interessante e eficaz, que os professores deveriam incluir este instrumento de aprendizagem no seu planejamento didático, para suas futuras práticas pedagógicas.Sendo assim, concluímos que com o desenvolvimento da pesquisa, a metodologia PBL permite aos estudantes processar as informações adquiridas por meio da pesquisa, acrescentando novos entendimentos e ampliando assim o conhecimento.

Biografia do Autor

  • Paulo César Xavier Duarte, Instituto Federal do Sul de Minas- IF Sul de Minas
    Pós Doutor em Educação Matemática pela UNIAN,  Doutor e Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro- SP. Professor EBTT do Departamento de Matemática do IFSULDEMINAS-Campus Pouso Alegre
  • Nayla Daniella Costa, UNA- Pouso Alegre
    Especialista em Educação Matemática- IFSULDEMINAS- Campus Pouso Alegre

Downloads

Publicado

30.10.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. (2020). Nucleus, 17(2), 399-408. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3795

Artigos Semelhantes

61-70 de 72

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.