Indicadores do transporte de carga: um estudo de caso na região dos Campos Gerais – PR

Autores

  • Claudia Tania Picinin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Luiz Kovaleski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bruno Pedroso Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i2.552

Palavras-chave:

Logística, Transporte de carga, modais de transporte.

Resumo

Os indicadores do transporte de carga, como importação e exportação, podem ser expressivos em uma região, devido ao entroncamento logístico presente. Este trabalho tem por objetivo efetuar um levantamento dos indicadores do transporte de carga (importação e exportação) na região dos Campos Gerais – PR. Os dados empíricos de caráter secundários foram obtidos através de informações disponíveis de forma online em órgãos federais ligados como o Ministério do desenvolvimento, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com foco na região estudada. A teoria abordada converge nos modais de transporte, enfatizando suas características e custos. A região dos Campos Gerais apresenta exportações significativas, representando 41% do volume do Estado em 2004. No entroncamento logístico da região dos Campos Gerais está centrado nos modais rodo-ferroviário, centralizando um grande volume das cargas na região.

Biografia do Autor

  • Claudia Tania Picinin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Formada em Administração com Habilitação em Marketing pela Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel, especialista em Gestão de Negócios e Logística e especialista em Gestão Industrial na área de Conhecimento e inovação ambas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mestre em Engenharia de Produção com concentração em Conhecimento e Inovação pela UTFPR. Bolsista de Apoio técnico a Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 1A.
  • João Luiz Kovaleski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    É formado em Engenharia Industrial Eletrônica, com mestrado em Ciências com ênfase em Automação Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), formado em Tecnologia em Automação Industrial, com doutorado em Instrumentação Industrial pela Université Joseph Fourier, Grenoble – França. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Campinas
    É formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica federal do Paraná. Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor das Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT-FACIC).

Downloads

Publicado

18.11.2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Indicadores do transporte de carga: um estudo de caso na região dos Campos Gerais – PR. (2011). Nucleus, 8(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i2.552

Artigos Semelhantes

51-60 de 1166

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.