A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO NÚCLEO ESCOLAR

Autores

  • Rodrigo Tavarayama Fundação Educacional de Ituverava
  • Cristiane Aparecida Chiquini Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL). Fundação Educacional de Ituverava (FEI).
  • Daiane Augusta Tiusso Santana Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL). Fundação Educacional de Ituverava (FEI).

Palavras-chave:

Educação. Família. Escola. Aprendizagem.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho ainda está em desenvolvimento, trata-se de uma revisão bibliográfica e tem como objetivo refletir sobre a importância da família no processo educativo da criança. A família possui papel importante no processo de socialização, formação de valores e aprendizagem das crianças, sendo assim pode-se dizer que ela enquanto instituição social possui 4 funções principais, que são: física e biológica, econômica, social e cultural e afetiva e espiritual. Ou seja, deve garantir a sobrevivência e proteção, socialização, instrução e educação e um ambiente saudável para o desenvolvimento da criança. Dentro deste contexto é preciso considerar que tanto a escola quanto a família são responsáveis pela transmissão de normas e valores para a formação do indivíduo. Sendo assim, elas devem trabalhar juntas visando o desenvolvimento, crescimento e aprendizagem. Partindo do princípio que a função da família é educar e da escola ensinar, os pais precisam ter consciência de suas responsabilidades e assumir suas funções de acompanhar, estimular e se fazerem presentes na vida escolar de seus filhos. Conclui-se que a família precisa assumir suas responsabilidades e que sua participação contribui para o desenvolvimento, aprendizado e formação das crianças, e que sua ausência na vida escolar pode atrapalhar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno por se sentirem desamparados ou que não possuem importância para seus pais.

Palavras-Chaves: Educação. Família. Escola. Aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Tavarayama, Fundação Educacional de Ituverava

    Bacharel (2005) e Licenciado (2004) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília-SP. Possuo Extensão Universitária em Educação Especial e Atendimento Educacional especializado pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Mestre em Educação (2008) pelo Centro Universitário Moura Lacerda-RP. Experiência como tutor presencial da Universidade Federal Fluminense, polo de Viradouro-SP (2012-2014). Pós-Graduação Latu Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (2017). Professor da Faculdade de Agronomia Dr. Francisco Maeda (FAFRAM) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), ambas mantidas pela Fundação Educacional de Ituverava (FEI) desde 2006. Trabalho na linha de pesquisa na área de formação de professores, trabalho e novas tecnologias aplicadas à educação. Professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no cargo de sociologia (2014). Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais de São Joaquim da Barra (FACIG) desde 2017.

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Publicado

2017-05-15

Edição

Seção

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

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