UTILIZAÇÃO DO PILOTO AUTOMATICO NO PLANTIO MECANIZADO DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp), ALTO TAQUARI-MT.

Autores

  • Júlio Joaquim Almeida Júnior UNIFIMES - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS
  • Alexandre Caetano Perozini IFMT Campus São Vicente. São Vicente da Serra. Santo Antônio do Leverger-MT.
  • Paula Cileia Thomas Graduada no Curso de Licenciatura Plena Habilitação em Biologia, Mestranda em Produção Vegetal, Universidade de Rio Verde – UnRV.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1371

Palavras-chave:

Chave, Mecanização, Automação Agrícola, GPS.

Resumo

Na busca de objetivos e métodos sustentáveis de produção, surgiram novas práticas agrícolas. Entre as tecnologias que surgiram, estão os conceitos da agricultura de precisão e dentro deste conceito a existência do piloto automático, uma ferramenta que controla o trator por meio de uma correção DGPS em infinitas linhas paralelas a partir dos pontos A e B informados pelo operador. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o piloto automático no plantio mecanizado da cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido na Fazenda Granada, no município de Alto Taquari – MT, região sudeste do Estado do Mato Grosso. O trabalho foi realizado com seis tratores acoplados com uma plantadora de cana picada e equipados com piloto automático. Para avaliar o Piloto automático, foi medido o paralelismo entre as linhas de plantio, sendo feito um levantamento com vinte amostras em locais diferentes. O sistema de piloto automático mostrou ser bastante eficiente no que diz respeito ao paralelismo no plantio de cana-de-açúcar. Quando comparado ao sistema convencional, o piloto automático foi estatisticamente diferente apresentando-se mais eficiente e constante do que o sistema convencional no plantio de cana-de-açúcar.

Biografia do Autor

  • Júlio Joaquim Almeida Júnior, UNIFIMES - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS
    Engenheiro-Agrônomo, Doutorando em Sistema de Produção, Sub área: Maquinas e Mecanização Agrícola, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP, Campus de Ilha Solteira, São Paulo.
  • Alexandre Caetano Perozini, IFMT Campus São Vicente. São Vicente da Serra. Santo Antônio do Leverger-MT.
    IFMT Campus São Vicente. Alexandre.perozini@svc.ifmt.edu.br BR 364 Km 329. São Vicente da Serra. Santo Antônio do Leverger-MT.
  • Paula Cileia Thomas, Graduada no Curso de Licenciatura Plena Habilitação em Biologia, Mestranda em Produção Vegetal, Universidade de Rio Verde – UnRV.
    Graduada no Curso de Licenciatura Plena Habilitação em Biologia, Mestranda em Produção Vegetal, Universidade de Rio Verde – UnRV, Rua Agenor Diamantino, 464, Parque Bandeirantes, 75905-670, Rio Verde, Goiás, Brasil

Downloads

Publicado

30.10.2015

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

41-50 de 181

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)