DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA INDÚSTRIA DE GRANDE PORTE DE PRODUTOS DE LIMPEZA E HIGIENE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3943

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Poluição industrial, Medidas mitigadoras

Resumo

As atividades industriais realizadas pelo homem para desenvolvimento de tecnologias que supram suas necessidades produzem impactos positivos e/ou negativos no ambiente. Considerando os possíveis riscos e prejuízos à natureza ocasionados pelo processo industrial, o objetivo geral do presente estudo foi realizar um diagnóstico ambiental em uma indústria de grande porte de produtos de limpeza e higiene, localizada na cidade de Codó (MA). Para a realização deste estudo, visitou-se o empreendimento a fim de conhecer seu sistema produtivo, os principais resíduos gerados, as medidas compensatórias e mitigadoras e o setor onde é realizada a reciclagem. Com os dados obtidos, elaborou-se uma matriz de atividade-aspecto-impacto ambiental. O empreendimento estudado tem como atividade econômica a fabricação de produtos de limpeza, higiene, materiais descartáveis, óleo lubrificante e velas. Os resultados encontrados foram: i) quanto à poluição do solo: não possui aterro industrial adequado, realizando-se o despejo de resíduos em aterro controlado e como principal mitigação realiza o processo de reciclagem do polietileno de alta densidade; ii) quanto aos recursos hídricos: são utilizados em abundância e como medida compensatória a empresa possui uma estação de tratamento de efluentes, realizando o reciclo da água; iii) quanto à poluição atmosférica: apresenta tecnologias de controle e filtração dos gases gerados e iv) quanto aos impactos sociais: tem-se a geração de renda e emprego no município. Pode-se constatar que mesmo com algumas limitações, o empreendimento atende às exigências de mitigações propostas pelos órgãos competentes.

Biografia do Autor

  • Lucas de Araújo Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
    Graduado em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Biologia da UFMA
  • Wyara Cordeiro Valença Herculano
    Bacharel em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e Mestre em Engenharia Agrícola na linha de pesquisa de Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Camila Campêlo de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
    Bacharel em Ciências Biológicas (UFPI) Bacharel em Fisioterapia (UESPI) Mestre em Genética e Melhoramento (UFPI) Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas (USP) Docente do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/ Biologia (UFMA)

Downloads

Publicado

29.10.2021

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 302

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)