DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DO LICOR DE UVA Cv. ISABEL

Authors

  • Bruno Emanuel Souza Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4526-6369
  • Edsania Princelânia Xavier Nézio Nézio Graduanda em Tecnologia em Alimentos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Sousa.
  • Andressa Alves de Araújo Graduanda em Tecnologia em Alimentos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Petrolina.
  • Carmem Lúcia Coelho Especialista no Ensino de Química e Biologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, graduada em Licenciatura em Química e graduanda em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, formação Técnica em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina - PE. Tem experiência na área de química e alimentos, com ênfase em técnicas avançadas de laboratório nos setores de espectrofotometria de absorção atômica, potênciografia, turbidímetria, colorimetria, métodos gravimétricos e volumetria de precipitação, atuando nas atividades de análises físico-química de minério, efluentes, afluentes, alimentos, conservação de alimentos, avaliação da qualidade pós colheita de frutas, e no ensino de ciências com ênfase em química geral, química básica Laboratorial, físico-química, química analítica, meio ambiente, biodiversidade.
  • Karla dos Santos Melo de Sousa Professora Adjunta, Colegiado de Engenharia Agronômica, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Ciências Agrárias.
  • Ana Carolina Dias Braga Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Ouricuri.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3648

Keywords:

Vitis labrusca L., bebidas alcóolicas, processamento, derivados de frutas.

Abstract

A viticultura é uma atividade agrícola de grande importância social no Brasil. No Vale do São Francisco, esta atividade agrícola, tem apresentado grande expansão, e a cultivar ‘Isabel’ têm sido amplamente explorada na viticultura brasileira, destinada a indústria de sucos, doces, bebidas e vinagres, entretanto possui rápido amadurecimento e baixa resistência pós-colheita. A produção de licores constitui uma forma de contornar os problemas relacionados à comercialização de produtos perecíveis. O presente trabalho teve como objetivoelaborar um licor de uva, utilizando a cultivar ‘Isabel’, avaliar os atributos sensoriais (cor, aparência, odor, textura, sabor), avaliação global do produto e intenção de compra. O licor foi elaborado a partir da infusão da uva em aguardente com graduação alcoólica de 39º GL, em proporção de 1:1, ou seja, para cada quilo de uva, foi adicionado um litro de álcool, deixado em repouso durante 10 dias, com adição de açúcar na forma de xarope. A avaliação sensorial foi feita utilizando uma escala hedônica de 9 pontos. Os resultados obtidos foram submetidos à análise descritiva. O licor de uva, elaborado a partir da cultivar ‘Isabel’, obteve uma excelente aceitabilidade sensorial pelos provadores, apresentando-se como uma opção agregar valor a uva, aumentando a diversidade de bebidas alcoólicas no mercado.

Author Biographies

  • Bruno Emanuel Souza Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
    Possui graduação em andamento de Engenharia Agronômica (UNIVASF), Técnico em Alimentos (SENAI - PE), e Aperfeiçoado em Didática Básica para Docentes (SENAI - GO). Atualmente é Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI-CNPq). Possui experiência nas áreas de tecnologia de alimentos e produção vegetal, com ênfase em microbiologia de produtos lácteos, microbiologia de frutas e hortaliças, controle de qualidade de alimentos, tecnologia de produtos de origem vegetal com ênfase em frutas, hortaliças e grãos, tecnologia de produtos de origem animal com ênfase em carne, pescado, leite e mel, tecnologia pós-colheita de produtos agrícolas, beneficiamento e armazenamento de grãos e processos de vinificação. Atuo com pesquisa, extensão e inovação tecnológica nos segmentos de: beneficiamento e processamento de produtos agropecuários, tecnologia pós - colheita de frutas e hortaliças, secagem de frutas, hortaliças, plantas medicinais e plantas aromáticas, desenvolvimento de novos produtos e processos na cadeia produtiva dos produtos agropecuários, comercialização de produtos agropecuários e desenvolvimento rural.
  • Edsania Princelânia Xavier Nézio Nézio, Graduanda em Tecnologia em Alimentos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Sousa.
    Graduanda em Tecnologia em Alimentos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Sousa.
  • Andressa Alves de Araújo, Graduanda em Tecnologia em Alimentos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Petrolina.
    Graduanda em Tecnologia em Alimentos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Petrolina.
  • Carmem Lúcia Coelho, Especialista no Ensino de Química e Biologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, graduada em Licenciatura em Química e graduanda em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, formação Técnica em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina - PE. Tem experiência na área de química e alimentos, com ênfase em técnicas avançadas de laboratório nos setores de espectrofotometria de absorção atômica, potênciografia, turbidímetria, colorimetria, métodos gravimétricos e volumetria de precipitação, atuando nas atividades de análises físico-química de minério, efluentes, afluentes, alimentos, conservação de alimentos, avaliação da qualidade pós colheita de frutas, e no ensino de ciências com ênfase em química geral, química básica Laboratorial, físico-química, química analítica, meio ambiente, biodiversidade.
    Graduanda em Tecnologia em Alimentos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Petrolina.
  • Karla dos Santos Melo de Sousa, Professora Adjunta, Colegiado de Engenharia Agronômica, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Ciências Agrárias.
    Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola também pela Universidade Federal de Campina Grande (2012), ambos na área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas. Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Ciências Agrárias, Petrolina-PE. Área de trabalho - Tecnologia de Alimentos e Pós-colheita.
  • Ana Carolina Dias Braga, Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Ouricuri.
    Possui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano (2004), especialização em Processamento de Derivados de Frutas e Hortaliças pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano (2008) e mestrado em Horticultura Irrigada pela Universidade do Estado da Bahia (2014). É professora efetiva do Curso de Agroindústria do IF Sertão pernambucano Campus Ouricuri, desde 2016. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita, Processamento de Frutas e Hortaliças, Secagem, Tecnologia de Bebidas, Segurança dos Alimentos, Análises Físico-químicas, Microbiológicas, Antioxidantes, Compostos fenólicos e Tratamento de Água e Efluentes.

Published

2019-10-31

Issue

Section

Articles

Similar Articles

1-10 of 1161

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)