UTILIZAÇÃO DAS EXTENSÕES MULTIMÍDIA DOS PROCESSADORES INTEL® PARA REDUÇÃO DO NÚMERO DE CICLOS PARA A EXECUÇÃO DE PROGRAMAS

Autores

  • Adriano de Jesus Holanda 1. FAFRAM, Fundação Educacional de Ituverava. 2. Departamento de Computação e Matemática Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) Universidade de São Paulo (USP)
  • Evandro Eduardo Seron Ruiz Departamento de Computação e Matemática FFCLRP/USP
  • Antonio Adilton Oliveira Carneiro Departamento de Física FFCLRP/USP

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.878

Palavras-chave:

Assembly. Processador. SIMD. Correlação cruzada.

Resumo

A utilização das extensões multimídias com registradores que realizam a mesma operação sobre vários dados ao mesmo tempo (SIMD) dos atuais processadores podem reduzir o tempo de execução de programas que lidam com operações aritméticas sobre grande quantidade de dados. O objetivo deste trabalho foi quantificar o número de ciclos utilizados para o cálculo da correlação cruzada em duas dimensões para várias séries geradas e de diferentes tamanhos, usando a linguagem de programação C e as extensões para cálculo multimídia em Assembly para a codificação das instruções, compilação e execução. A comparação entre os resultados, usando o mesmo algoritmo e conjunto de dados, demonstrou que o programa em Assembly usando a extensão SIMD utilizou 38,37% menos ciclos de processador que a mesma implementação escrita em C.

Downloads

Publicado

30.04.2014

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 28

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.