ÍNDICE DE RECUPERAÇÃO DE OÓCITOS BOVINOS OBTIDOS DE OVÁRIOS ADQUIRIDOS EM ABATEDOURO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS DE FECUNDAÇÃO E PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO

Autores

  • Elzylene Léga Faculdade Dr. Francisco Maeda
  • Juliana Maria Avanci Agostinho FE/FAFRAM

DOI:

https://doi.org/10.3738/na.v1i1.262

Palavras-chave:

Oócito. Bovino. Fecundação in vitro.Oocyte. Bovine. In vitro production.

Resumo

A produção in vitro de embriões é uma biotécnica utilizada, alternativamente, para acelerar a produção de animais geneticamente superiores além de permitir o aprofundamento dos conhecimentos relativos aos processos fisiológicos, bioquímicos e biotecnológicos da espécie animal de interesse. O desenvolvimento de técnicas in vitro para a produção de embriões de animais domésticos tem grande potencial tanto para pesquisa básica quanto para aplicações a campo e tem sido muito utilizadas e difundidas no Brasil e no mundo. O presente trabalho objetivou classificar oócitos bovinos obtidos de ovários adquiridos em abatedouro, determinando o índice de recuperação dessas estruturas e identificando os de maior viabilidade para o procedimento de fertilização in vitro. Através da aspiração folicular, foram obtidos oócitos posteriormente classificados em escala de 1 a 4, de acordo com a quantidade de camadas de células do complexo cumulus oophorus que envolvem o oócito. Observouse 15,22% de oócitos de qualidade 1; 25,88% de qualidade 2; 35,53% de qualidade 3 e 23,35% de qualidade 4, determinando maiores índices de oócitos recuperados classificados na qualidade 2 e 3, sendo estes fisiologicamente viáveis e capacitados para entrarem em um programa de fertilização in vitro.

Biografia do Autor

  • Elzylene Léga, Faculdade Dr. Francisco Maeda
    Prof. Dra. Responsável pelas disciplinas Semiologia, Técnica Cirúrgica, Patologia Cirúrgica Geral, Ética Profissional e Legislação, Fisiopatologia da Reprodução e Obstetrícia do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Faculdade Dr. Francisco Maeda de Ituverava - SP e das disciplinas Semiologia, Fisiologia dos Animais Domésticos I e II e Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução I e II do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto - SP.
  • Juliana Maria Avanci Agostinho, FE/FAFRAM
    Graduanda do Curso de Medicina Veterinária – Faculdade Dr. Francisco Maeda, Ituverava, SP.

Downloads

Publicado

05.06.2009

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 32

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>