Intervenções em caso clínico de tratamento psicológico de transtorno de pânico e agorafobia
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1840Resumo
O presente estudo teve como objetivo apresentar um caso clínico e intervenções nos comportamentos problemáticos de uma cliente de 17 anos que relatou experimentar estados corporais e emocionais compatíveis com manifestações do transtorno de pânico e agorafobia identificados em sessões de psicoterapia com Psicóloga. Com base nos relatos verbais e registros dos comportamentos da cliente, a psicóloga descreveu as contingências que produziam a queixa e ensinou à cliente que a ansiedade é um estado corporal produzido pelas contingências aversivas às quais ela respondia. Nas sessões subsequentes a cliente começou a adquirir os repertórios comportamentais necessários para que ela mesma manejasse suas próprias sensações corporais evocadas pelos eventos aos quais estava exposta. Durante a intervenção, a cliente adquiriu o repertório necessário para responder adequadamente às contingências aversivas. Os comportamentos desadaptados da cliente ficaram sob controle durante os procedimentos terapêuticos utilizados. A motivação para se livrar das sensações corporais negativas e voltar a ir para a escola e para o trabalho sem sofrimento psíquico facilitou a adesão à terapia que, em poucos meses, proporcionou a cliente um repertório efetivo na melhora da qualidade de sua vida.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Intervenções em caso clínico de tratamento psicológico de transtorno de pânico e agorafobia. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 227. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1840