Sistema judiciário e violência sexual intrafamiliar e a inquirição das vítimas: estamos preparados?
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1948Resumo
Antes da implantação da Constituição Federal 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente no sistema judiciário brasileiro, a criança era vista como um objeto de seus genitores, onde se podia fazer o que quisesse com elas. Após esse período a criança passou a ser reconhecida como pessoas dotadas de direitos. Entretanto essa realidade não mudou tanto na prática, pois os números de abusos sexuais intrafamiliares ainda possuem proporções assustadoras. A grande problemática da referida pesquisa é se o Estado dá o aparato suficiente para as vítimas desses tipos de crimes, uma vez que além de ser um crime de difícil comprovação, pelo fato da maioria deles não deixar vestígios, a criança é submetida a um método de inquirição totalmente traumático, uma vez que a força a reviver a situação traumática quando é inquirida por inúmeras vezes frente uma autoridade.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Sistema judiciário e violência sexual intrafamiliar e a inquirição das vítimas: estamos preparados?. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 92. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1948