AÇÕES DE SAÚDE MENTAL NO CUIDADO DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS COM EPILEPSIA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2008Resumo
O cuidado de enfermagem às pessoas com epilepsia requer atenção integral referente à saúde mental e que contemple as especificidades do cuidador e do ser cuidado. Objetiva-se conhecer o que a literatura científica tem descrito quanto às ações de saúde mental no cuidado de enfermagem às pessoas com epilepsia. Para esta revisão de literatura a amostra foi definida através de levantamentos pelas fontes bibliográficas Lilacs, Pubmed e Web of Science com cruzamentos de descritores “nursing AND epilepsy AND mental health”, finalizando em sete artigos. Identificou-se possibilidades de promover saúde mental por meio de questionários, existência de estudos internacionais realizados com ações que supostamente possam ser desenvolvidas por enfermeiros, bem como, por equipes multiprofissionais e, sobretudo, escassez de produção científica sobre o tema. Deve-se prezar pelo estímulo à liderança do enfermeiro para promover autonomia do cuidado às pessoas com epilepsia e ao relato de experiências exitosas que subsidiam estas ações.Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AÇÕES DE SAÚDE MENTAL NO CUIDADO DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS COM EPILEPSIA. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 235. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2008