MEGAESÔFAGO EM GATO: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2021Resumo
O megaesôfago é a dilatação generalizada do esôfago causado pela perda da função motora esofágica, sendo sua origem congênita, adquirida ou idiopática. Nos gatos é considerado rara quando comparado aos casos em cães. O animal acometido apresenta regurgitação após a alimentação e anorexia e, em alguns casos, ocorre pneumonia. O diagnóstico é feito principalmente através de aspectos radiográficos, que podem direcionar para a origem do megaesôfago, como persistência do arco aórtico ou obstrução esofágica. O tratamento é feito através de manejo alimentar. O presente relato trata de um caso de megaesôfago em um felino, pelo curto brasileiro (PCB), com aproximadamente 2 anos de idade. A queixa principal do proprietário eram vômitos após se alimentar e perda de peso, que se iniciaram após administração errada de doxiciclina e aumentaram no pós-operatório de correção de fenda palatina. Foram realizados exames completares, terapia de suporte e alterações no manejo alimentar.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MEGAESÔFAGO EM GATO: RELATO DE CASO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 161. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2021