OS RESULTADOS DA MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA APLICADA EM SALA DE AULA

Autores

  • ETHIENE NERE MOREIRA DE MATOS FFCL ITUVERAVA

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1955

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um quadro da educação, mais especificamente do ensino da Matemática nas escolas publicas, para tanto utilizou-se como base um estudo preliminar realizado dentro de salas do 7º ano do ensino fundamental, da escola Humberto França da cidade de Ituverava. Notou-se com base em comparações deste estudo com um referencial bibliográfico especializado que ações realizadas através de atividades diferenciadas, elaboradas conjuntamente com os docentes da disciplina de Matemática, sendo aplicadas de modo a associar os conhecimentos matemáticos estudados com o cotidiano dos alunos, estimula a curiosidade, a vontade e o interesse de aprender essa disciplina, que ainda é vista por muitos como um empecilho na formação escolar. Buscamos neste estudo demonstrar que ações prognosticadas juntamente com a proposta pedagógica da escola, garantem um maior escopo de atividades didáticas que corroboram com a facilitação do processo ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa bibliográfica com utilização de dados secundários e terciários, onde foi possível observar os resultados positivos e negativos alcançados por meio da implementação de atividades como, desafios, enigmas, complemento questões de raciocínio, etc).

Downloads

Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava