PRINCIPAIS MÉTODOS FÍSICOS DE CONTROLE DE DOENÇAS PÓS-COLHEITA EM FRUTAS E HORTALIÇAS

Autores

  • Artur Batista de Oliveira Rocha Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)/ Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri)

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1018

Palavras-chave:

Radiação UV-C, Radiação gama, Refrigeração. Modificação da atmosfera, Tratamento térmico.

Resumo

A preocupação mundial com relação à poluição ambiental e aos riscos à saúde promovidos pelos agrotóxicos, somado à resistência de patógenos a fungicidas e a retirada de alguns produtos do mercado, têm levado ao aumento das pesquisas envolvendo a utilização de agentes alternativos para o controle de doenças de pós-colheita. O objetivo desta revisão é analisar os principais métodos de físicos de controle (radiação ultavioleta C – UV-C, radiação gama, refrigeração, modificação da atmosfera e tratamento térmico) de doenças pós-colheita de frutas e hortaliças. A utilização de agrotóxicos ainda é a principal medida para o controle de podridões pós-colheita.

Biografia do Autor

  • Artur Batista de Oliveira Rocha, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)/ Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri)
    Doutorando em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sanduiche na Universidad Politécnica de Cartagena - Espanha.Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas - IAC (2011).Graduado em Licenciatura Plena em Biologia pelo Centro Universitário de Araras "Dr Edmundo Ulson" - Unar (2010). Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008).Tem experiência na área de Tecnologia de Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doencas pós-colheita (fungos e bactérias), controle físico e alternativo e indução de resistência

Downloads

Publicado

30.04.2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRINCIPAIS MÉTODOS FÍSICOS DE CONTROLE DE DOENÇAS PÓS-COLHEITA EM FRUTAS E HORTALIÇAS. (2014). Nucleus, 11(1). https://doi.org/10.3738/1982.2278.1018

Artigos Semelhantes

1-10 de 1021

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.